एब्स्ट्रैक्ट:Vá para o conteúdoInflação invisível: como empresas reduzem qualidade e cobram o mesmo preço por pro
Vá para o conteúdoInflação invisível: como empresas reduzem qualidade e cobram o mesmo preço por produtos e serviços
Article informationHá 30 minutos
Chamamos de \“reduflação\” o fenômeno que leva à diminuição das embalagens dos produtos nas prateleiras enquanto o preço segue o mesmo.
Mas, além disso, empresas também estão reduzindo a qualidade e a disponibilidade dos seus serviços, ao mesmo tempo em que mantêm os preços.
E embora essas mudanças sejam por vezes significativas, muitas vezes passam despercebidas.
Em inglês, o fenômeno foi apelidado de \“skimpflation\” - uma junção de skimp (poupar) e inflation (inflação).
\“A \'skimpflation\' é a forma das empresas pouparem mudando a qualidade de um produto ou serviço\”, diz Scott A. Wolla, educador financeiro do Federal Reserve Bank de St Louis, nos Estados Unidos.
À medida que os preços das matérias-primas sobem com a inflação, as empresas poupam, gastando menos em serviços ou materiais para se manterem lucrativas – cortes que são transmitidos ao cliente, mesmo quando os preços permanecem estáveis.
Em 2021, os consumidores criticaram a Disney por reduzir a oferta de serviços em seus parques temáticos e manter o valor dos ingressos.
Durante o processo de recuperação do isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, a empresa não conseguiu retomar o serviço de bondes para transporte de visitantes até os estacionamentos, o que forçou muitas pessoas a caminhar quase um quilômetro para entrar e sair dos parques.
Depois de muitas reclamações, a Disney começou lentamente a oferecer novamente o serviço.
Alterações \'disfarçadas\'Pule Podcast e continue lendo
Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.
Episódios
Fim do Podcast
Em termos gerais, a \“skimpflation\” é um problema proeminente que os consumidores enfrentam e que pode se manifestar por meio de mudanças na força de trabalho, como menos funcionários para ajudar nas lojas; rebaixamento da qualidade, eliminando por exemplo níveis de serviço; ou da troca ingredientes de alta qualidade por outros de qualidade inferior na fabricação.
Vários setores estão economizando, mas a maioria dos consumidores não percebe rapidamente a tendência. Isso porque é mais complicado ver isso acontecendo em tempo real.
\“Às vezes é difícil observar a qualidade pelos consumidores\”, afirma Joseph V Balagtas, professor de economia agrícola na Universidade Purdue, nos EUA.
Wolla concorda. \“É mais difícil [de perceber] do que a reduflação, quando o consumidor pode simplesmente calcular o preço por unidade – digamos, dólares por grama ou litro.\”
É simples: é muito mais fácil ler um rótulo e ver que a embalagem de uma bebida está menor do que saber que a cafeteria do seu bairro parou de usar ingredientes orgânicos.
Nos supermercados, explica Balagtas, é cada vez mais comum que os clientes embalem seus próprios itens no caixa, ao invés vez de um funcionário fazer isso por eles.
Caixas de auto-atendimento também estão se tornando mais populares em todo o mundo, com menos trabalhadores disponíveis para ajudar os clientes a pagar – uma mudança que alguns consumidores interpretam como uma degradação do serviço.
Os corredores dos supermercados também estão repletos de produtos que passaram por essa \“mudança invisível\”.
Juntamente com a diminuição do tamanho e da quantidade dos produtos, os fabricantes de alimentos estão alterando a qualidade para reduzir custos.
Frequentemente, isso inclui trocar ingredientes caros e de maior qualidade por outros mais baratos e de qualidade inferior, mantendo os mesmos preços ou até mesmo aumentando-os.
Para poupar dinheiro, por exemplo, Balagtas diz que alguns fabricantes de sorvete reduzem parte da gordura do leite nos seus produtos, substituindo-o por \“outros ingredientes, incluindo água e outros componentes do leite, mas também adoçantes\”, afirma.
Se o serviço do restaurante também parece mais lento, não é um fenômeno isolado.
A escassez de mão-de-obra e o esgotamento generalizado dos trabalhadores levam a serviços mais lentos e abaixo do ideal para os clientes.
Em outras áreas da indústria hoteleira, hotéis estão mantendo os preços das diárias, mas oferecendo serviços de limpeza apenas mediante solicitação.
E à medida que estas estratégias se multiplicam diante do aumento dos preços, elas se tornam mais evidentes, especialmente em produtos alimentícios, diz Balagtas.
Embora as empresas possam reagir à resistência dos consumidores, ele acredita que a maioria das empresas previu alguma reação negativa e decidiu que os benefícios superam os custos.
Por enquanto, em uma economia de \“skimpflation\”, os consumidores têm de ser engenhosos e atentos para obterem o melhor negócio. Tanto Balagtas quanto Wolla recomendam comparações para tentar detectar as mudanças feitas pelas empresas.
No entanto, nem toda a esperança por melhor qualidade e serviços está perdida.
A concorrência – especialmente em indústrias onde padrões mais elevados são mais observáveis e essenciais – significa que existirá um mercado para a qualidade\, diz Balagtas. Simplesmente, algumas empresas optarão por oferecer qualidade superior à de seus concorrentes para se destacarem.
No entanto, os consumidores poderão ainda ter de fazer uma concessão: opções de maior qualidade poderão implicar preços mais elevados.
No que diz respeito aos efeitos da inflação, os golpes continuam.
DesempregoEmpregoEconomiaFinanças pessoais26 setembro 202326 setembro 20235 setembro 2023Há 9 horasHá 30 minutosHá 48 minutosEx-CEO da Abercrombie & Fitch é acusado de explorar homens sexualmente2 outubro 2023\'Nos venderam uma falsa ilusão\': o sofrimento de mulheres com o método contraceptivo Essure anos após a proibição28 setembro 2023Há 35 anos, um desempregado sequestrou um avião — seu plano era atingir o Palácio do Planalto e matar o presidente28 setembro 2023Hepatite C e tatuagens: quais são os riscos e como evitá-los?29 setembro 2023As mães que assumiram cabelos cacheados para inspirar filhas29 setembro 2023As pessoas que não acreditam em germes30 setembro 2023Por que clima extremo está causando aumento dos casamentos infantis no mundoPúblico ou privado? Como são administrados os sistemas de metrôs pelo mundoPor que China censurou imagem de atletas abraçadas em Jogos AsiáticosSuplemento de ômega-3 realmente funciona?A obra que devolveu vida a rio \'morto\' há dois séculosA jovem advogada filha de imigrantes que desafia o poder de Jeff Bezos\'Foi como se abrissem as portas do inferno\': o incêndio que matou quase 100 em casamento no IraqueA primeira multa por lixo espacial da história dos EUAAliados da Ucrânia alertam que estoque de munição está no fimParis invadida por percevejos? O que está por trás de pânico que tomou cidade-sede da OlimpíadaPor que você pode confiar na BBCTermos de UsoSobre a BBCPolítica de privacidadeCookiesContate a BBCDo not share or sell my info
2023 BBC. A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos. Leia sobre nossa política em relação a links externos.